sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ainda sobre as regras...

Seguindo o que foi discutido no vídeo abaixo, pelo professor Yves de La Taille, mais alguns exemplos de utilização das regras pela escola, e como as concepções errôneas sobre o tema podem acarretar em prejuízos para as relações professor/aluno, para a manutenção da disciplina escolar e para a própria educação das crianças e jovens.
As regras, obviamente devem existir e serem conhecidas e respeitadas por todos que fazem parte da comunidade escolar. Mas, a sua efetividade está, sem dúvida, condicionada à sua construção coletiva, alicerçada em princípios éticos e não em um apelo à tradição, como justificativa da sua existência.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

A regra é clara?

Nas primeiras décadas do século passado, Jean Piaget definira moral como um conjunto de regras, e a moralidade como a relação que as pessoas estabelecem com essas regras. A regra está no cerne da discussão sobre moral, mas também sobre disciplina/indisciplina. Por isso, temos que compreender a sua natureza, função e limites. Temos que entender qual a relação entre regras e princípios e sabermos utilizá-los de maneira adequada.
Nada melhor, para isso, do que ouvir o maior especialista em desenvolvimento moral do país, autor de um livro premiado sobre o tema (ao lado), o professor Yves de La Taille, da USP, que, sem dúvida, deixará a questão da regra, mais clara.